Logo Conexão Marcial

Área do Aluno

A prática do Kung Fu dentro da proposta da Conexão Marcial, não se limita apenas a técnicas de combate físico; ela também envolve um desenvolvimento integral do praticante, abrangendo aspectos físicos, mentais psicológicos e espirituais/energéticos, sendo que os praticantes são provocados e inspirados a levar a experiencia vivenciada no corpo para as áreas da vida onde encontram mais desafio.

“Temos afirmado que o Sistema Ving Tsun pode contribuir para a inteligência das pessoas. Para isso, começamos a oferecer alguns elementos, que incluem o Siu Nim Do, para que elas possam futuramente praticar e apreciar o Sistema Ving Tsun.Para aqueles que se interessem pelo Sistema Ving Tsun podemos trabalhar os seus aspectos elementares, a partir do Siu Nim Do e seus componentes associados, bem como seus atributos, a fim de oferecer uma experiência do que é o Ving Tsun Kung Fu. Assim, poderemos esperar pelo seu amadurecimento para acessar o sistema.”Patriarca Moy Yat (1938-2001)

Um dos mais destacados sistema de Kung Fu é o Ving Tsun que leva o nome de sua Fundadora, Yim Ving Tsun. Este sistema valoriza a conduta feminina na resolução do conflito, onde a vitória advém antes do confronto. Para melhor vivenciar esta abordagem estratégica, apresentamos o Ving Tsun Experience.

O Kung Fu é muito mais do que uma arte marcial e as artes marciais reais são muito mais do que habilidades de combate. Entre o Século III e o Século IV, o termo Kung Fu já era empregado e originalmente era usado para descrever o trabalho humano. Mais tarde, ele adquiriu um conjunto de significados como tempo e esforço gasto em algo; capacidade de alcançar resultados pretendidos; e, resultado de tal esforço e habilidade. Posteriormente, passou a ser usado para designar todas as artes da vida que demandavam habilidades cultivadas e perícia efetiva, sejam nas artes de cozinhar, falar, dançar ou lidar com as relações humanas. Os neoconfucionistas, bem como os taoístas e budistas, todos inequivocamente chamavam de Kung Fu a arte de viver que requeria corporalidade e manifestação de habilidades excelentes.

Conheça um pouco mais sobre o Kung Fu

Meditação Ativa
e Kung Fu

A meditação ativa combina movimento físico com consciência mental, enfatizando a conexão mente-corpo.

Diferente da meditação tradicional, que geralmente envolve imobilidade, a meditação ativa incorpora atividades como caminhada consciente, ioga ou dança contemplativa. E no nosso caso envolve movimentos que derivam das artes marciais, especificamente do kung fu.

A prática visa cultivar a atenção plena e a consciência do momento presente enquanto se movimenta.

Ao integrar o movimento com a atenção focada, a meditação ativa ajuda a reduzir o estresse, melhorar a concentração, além de promover o autoconhecimento e o equilíbrio emocional.

Estudos ainda mostram que a prática regular de meditação ativa pode influenciar positivamente a estrutura e a função do cérebro, especialmente nas áreas associadas ao processamento das emoções, comportamentos e hábitos.

Além disso, a meditação ativa pode estimular a produção de neurotransmissores relacionados ao bem-estar, como a serotonina e a dopamina. Esses efeitos neurobiológicos podem contribuir para os benefícios cognitivos, emocionais e de saúde mental associados à prática da meditação ativa.

Essa abordagem dinâmica à meditação através da prática marcial permite uma experiência mais acessível e envolvente, adequada para indivíduos com diferentes preferências e estilos de vida.

Kung Fu e Poder Pessoal

A relação entre o Kung Fu e o poder pessoal é profunda e multifacetada, permeando diversas dimensões da vida de quem se dedica a essa prática.

Em um nível físico, a prática promove o fortalecimento do corpo, aumentando a resistência, flexibilidade, coordenação motora e equilíbrio. Esses atributos físicos não apenas melhoram a capacidade de defesa pessoal, mas também proporcionam uma sensação de confiança, entendimento e controle sobre o próprio corpo.

Ao dominar os movimentos e posições, os praticantes fortalecem a sua fisiologia e adquirem uma postura mais segura e assertiva, refletindo-se em sua presença e expressão no mundo.

Como a prática desenvolve a disciplina, a determinação e perseverança, os praticantes desenvolvem uma mentalidade resiliente e focada. Eles aprendem a lidar com a pressão, a manter a calma em situações adversas e a perseverar diante das dificuldades. Essas habilidades mentais são transferíveis para diversas áreas da vida, permitindo que os praticantes enfrentem desafios pessoais e profissionais com mais confiança e determinação.

A busca constante pela conexão mente-corpo promove e aprimora a atenção a consciência corporal, além de um maior autoconhecimento e equilíbrio emocional. Ao cultivar a mente calma e focada, os praticantes podem acessar um estado de presença e clareza mental que os capacita a agir com mais eficácia e discernimento em todas as áreas de suas vidas.

Além disso, os valores marciais como respeito, humildade, honestidade e integridade, ao serem internalizados, os praticantes desenvolvem uma ética pessoal sólida e uma consciência moral aguçada, que os guiam em suas interações com os outros e em suas decisões cotidianas.

Assim, ao integrar os aspectos físicos, mentais e espirituais da prática do Kung Fu, os praticantes podem cultivar um poder pessoal autêntico e genuíno, que se manifesta em todas as áreas de suas vidas.

Benefícios

A jornada pelo Ving Tsun Experience é uma busca constante de aprimoramento pessoal, cuja prática traz inúmeros benefícios que impactam positivamente outras áreas da vida, tais como:

Agendar sessão exploratória gratuita

Logo Conexão Marcial

© 2023 Copywrite: www.conexaomarcial.com