Um equívoco comum é simplesmente considerar o Kung Fu como uma arte marcial e considerar arte marcial como uma simples habilidade para lutar.
No início do século III o termo Kung Fu já era utilizado só que para descrever as atividades de trabalho humanas de modo geral.
Um tempo depois o termo recebeu outros significados como: “tempo e esforço despendido em alguma atividade” e “capacidade de realizar objetivos”.
Por fim, o termo ganhou status para expressar a excelência desempenhada em algum ofício ou atividade, tais como pintura, culinária, liderança, educação e outras atividades do cotidiano.
Ou seja, o termo Kung Fu era empregado para designar a excelência visando o desenvolvimento da pessoa em todas as áreas da vida, sendo que essa noção permanece até os dias de hoje.
Ving Tsun é um sistema de Kung Fu, cuja fundação é atribuída a Yim Ving Tsun.
Esse sistema é composto por seis domínios: Siu Nim Tau, Cham Kiu, Biu Ji, Mui Fa Jong, Luk Dim Bun Gwan e Baat Jaam Do, sendo que os três primeiros domínios exploram o universo das mãos livres e os demais equipamentos e armas.
A experiência do praticante em cada um dos domínios que compõem o Sistema Ving Tsun, possibilita desenvolver, através do corpo, a capacidade de adaptar, ressignificar e transformar situações de desafio ou conflito a seu favor.
VING TSUN EXPERIENCE
O Ving Tsun Experience é um programa desenvolvido pela Martial Intelligence Inc., inspirado na visão de futuro do Patriarca Moy Yat (9GVT) que proporciona a experiência de sistema de Kung Fu para o iniciante em termos de fases, modalidades e naturezas de cada domínio, através de uma única listagem de movimentos denominada Siu Nim Do.